top of page
Search
paulenenorg966855x

Eclipse: como baixar e instalar a versão 2018-09 do ambiente de desenvolvimento integrado para Java,



Introdução




Eclipse é uma plataforma de código aberto gratuita, Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) com a ajuda de aplicativos feitos usando várias linguagens de programação como Java, Python, C/C++, Ruby e muito mais. Ele é composto de muitos plug-ins e foi projetado para ser extensível usando plug-ins adicionais. O Eclipse IDE pode ser usado para qualquer linguagem de programação para a qual um plug-in esteja disponível.


O Eclipse IDE é amplamente utilizado por desenvolvedores Java porque oferece muitas vantagens, como:




eclipse download 2018-09



  • Ele suporta as versões e tecnologias Java mais recentes, como Java 9, JEE, JPA, JSF, Spring, Hibernate, etc.



  • Ele fornece um rico conjunto de ferramentas para edição de código, refatoração, depuração, teste, criação de perfil e implantação de aplicativos Java.



  • Integra-se com ferramentas e estruturas populares, como Maven, Gradle, JUnit, Git, SVN, etc.



  • Possui uma grande e ativa comunidade de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.



  • Possui um vasto ecossistema de plugins que ampliam sua funcionalidade e suportam diversos domínios e linguagens.



Neste artigo, você aprenderá como baixar e instalar o Eclipse no Windows, como usar alguns de seus recursos básicos e avançados para desenvolvimento Java e como compará-lo com outros IDEs populares.


Como baixar e instalar o Eclipse no Windows




Para baixar e instalar o Eclipse no Windows, você precisa seguir estas etapas:


  • Vou ao pacote.



  • Execute o instalador do Eclipse que você baixou e selecione uma pasta onde deseja instalar o Eclipse. Você também pode alterar as configurações padrão, se desejar.



  • Inicie o Eclipse e crie um espaço de trabalho. Um espaço de trabalho é uma pasta onde você armazena seus projetos e preferências. Você pode ter vários espaços de trabalho para diferentes propósitos.



Como usar o Eclipse IDE para desenvolvimento Java




Depois de instalar o Eclipse e criar um espaço de trabalho, você pode começar a usá-lo para desenvolvimento Java. Aqui estão algumas tarefas básicas que você pode fazer com o Eclipse:


Como criar um projeto Java




Para criar um projeto Java no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Arquivo -> Novo -> Projeto.



  • Selecione Projeto Java na lista de tipos de projeto e clique em Avançar.



  • Insira um nome para seu projeto e escolha uma versão do JDK que deseja usar. Você também pode alterar outras configurações, se necessário. Clique em Concluir.



  • Você verá seu projeto na visualização Package Explorer. Você pode expandi-lo para ver seu conteúdo, como pastas de origem, bibliotecas e arquivos de configuração.



Como escrever e executar código Java




Para escrever e executar o código Java no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Crie uma classe Java em seu projeto. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse na pasta de origem e escolhendo Novo -> Classe. Insira um nome para sua classe e, opcionalmente, um nome de pacote. Você também pode optar por gerar um método principal ou outros métodos, se desejar.



  • Escreva seu código Java no editor. Você pode usar o recurso de conclusão de código para ajudá-lo a escrever mais rápido e evitar erros. Você pode pressionar Ctrl+Space para ativá-lo e ver as sugestões que o Eclipse fornece. Você também pode usar o recurso de correção rápida para corrigir problemas comuns, como importações ausentes ou ponto e vírgula. Você pode pressionar Ctrl+1 para ativá-lo e ver as possíveis soluções que o Eclipse oferece.



  • Execute seu código Java no Eclipse. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse em sua classe ou projeto e escolhendo Executar como -> Aplicativo Java. Você verá a saída do seu programa na visualização Console. Você também pode usar o botão Executar na barra de ferramentas ou pressionar Ctrl+F11 para executar seu código.



Como usar ferramentas de conclusão de código, refatoração e depuração




O Eclipse fornece muitas ferramentas que podem ajudá-lo a escrever um código Java melhor e mais eficiente. Algumas dessas ferramentas são:


Conclusão de código




A conclusão de código é um recurso que ajuda você a escrever código mais rapidamente e evitar erros, sugerindo possíveis palavras ou expressões que correspondam ao que você está digitando. Você pode ativá-lo pressionando Ctrl+Space e veja a lista de sugestões que o Eclipse fornece. Você pode usar as teclas de seta para navegar pela lista e pressionar Enter para selecionar uma sugestão. Você também pode pressionar Ctrl+Shift+Espaço para ver sugestões mais específicas, como parâmetros de método ou tipos de exceção.


Reestruturação




A refatoração é um processo de alteração da estrutura ou design do seu código sem alterar sua funcionalidade. Ele pode ajudá-lo a melhorar a legibilidade, capacidade de manutenção e desempenho do seu código. O Eclipse fornece muitas opções de refatoração que você pode acessar clicando com o botão direito do mouse em seu código e escolhendo Refatorar. Algumas das opções comuns de refatoração são:


  • Renomear: Esta opção permite alterar o nome de uma variável, método, classe ou pacote e atualizar automaticamente todas as referências a ele.



  • Extract Method: Esta opção permite criar um novo método a partir de um bloco de código selecionado e substituí-lo por uma chamada para o novo método.



  • Extrair Variável: Esta opção permite criar uma nova variável a partir de uma expressão selecionada e substituí-la pela nova variável.



  • Inline: Esta opção permite substituir uma variável ou chamada de método por sua definição ou corpo.



  • Mover: Esta opção permite mover uma classe, método ou campo para outro pacote, classe ou interface.



  • Change Method Signature: Esta opção permite alterar o nome, parâmetros, tipo de retorno ou visibilidade de um método e atualizar todas as chamadas para ele automaticamente.



Depuração




A depuração é um processo de localização e correção de erros ou bugs em seu código. O Eclipse fornece uma poderosa ferramenta de depuração que permite executar seu código passo a passo, inspecionar os valores das variáveis, definir pontos de interrupção, observar expressões, avaliar expressões e modificar variáveis. Para usar a ferramenta de depuração, você precisa fazer o seguinte:


  • Defina pontos de interrupção em seu código onde deseja pausar a execução e inspecionar o estado de seu programa. Você pode fazer isso clicando duas vezes na margem esquerda do editor ou clicando com o botão direito do mouse em uma linha de código e escolhendo Toggle Breakpoint.



  • Execute seu código no modo de depuração clicando com o botão direito do mouse em sua classe ou projeto e escolhendo Depurar como -> Aplicativo Java. Você verá seu código na perspectiva Debug, que possui várias exibições que mostram diferentes aspectos do seu programa.



  • Use os botões na barra de ferramentas ou pressione F5, F6, F7 ou F8 para entrar, passar, voltar ou retomar a execução do código. Você também pode usar Ctrl+Shift+I para inspecionar o valor de uma variável ou expressão sob o cursor.



  • Use a exibição Variáveis para ver os valores das variáveis em diferentes escopos. Você também pode modificar os valores das variáveis clicando duas vezes sobre elas ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Alterar valor.



  • Use a visualização Breakpoints para ver e gerenciar todos os breakpoints que você definiu em seu código. Você pode ativar ou desativar pontos de interrupção, excluir ou editar pontos de interrupção ou adicionar condições ou ações a pontos de interrupção.



  • Use a visualização Expressões para ver os valores das expressões que deseja observar. Você pode adicionar expressões clicando com o botão direito do mouse na visualização e escolhendo Add Watch Expression.



  • Use a exibição Exibir para avaliar expressões ou executar instruções no contexto do quadro de pilha atual. Você pode inserir expressões ou declarações na exibição e pressionar Ctrl+U para avaliá-las.



Como usar recursos avançados do Eclipse IDE




O Eclipse IDE também possui muitos recursos avançados que podem tornar seu desenvolvimento Java mais produtivo e agradável. Algumas dessas características são:


Como alternar editores usando Ctrl+Tab




Se você tiver vários editores abertos no Eclipse, poderá alternar entre eles rapidamente usando Ctrl+Tab. Isso mostrará uma lista de editores abertos que você pode navegar usando as teclas de seta ou o mouse.Você também pode pressionar Ctrl+E para ver uma janela pop-up que mostra todos os editores abertos e permite filtrá-los digitando.


Como agrupar projetos relacionados em conjuntos de trabalho




Se você tiver muitos projetos em sua área de trabalho, poderá agrupá-los em conjuntos de trabalho para organizá-los melhor. Um conjunto de trabalho é uma coleção lógica de projetos que você pode usar para filtrar ou selecionar projetos em várias exibições. Para criar um conjunto de trabalho, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Janela -> Preferências -> Geral -> Conjuntos de trabalho.



  • Clique em Novo e escolha um tipo de conjunto de trabalho, como Java ou Recurso.



  • Insira um nome para seu conjunto de trabalho e selecione os projetos que deseja incluir nele. Clique em Concluir.



  • Você verá seu conjunto de trabalho na visualização Package Explorer. Você também pode alternar entre diferentes conjuntos de trabalho usando o menu suspenso na barra de ferramentas.



Como gerar métodos Getters e Setters, Hashcode e Equals e ToString




O Eclipse IDE pode ajudá-lo a gerar alguns métodos comuns para suas classes Java, como getters e setters, hashcode e equals e métodos toString. Para gerar esses métodos, você precisa fazer o seguinte:


  • Selecione sua classe ou um campo em sua classe na visualização Package Explorer ou no editor.



  • Clique com o botão direito do mouse e escolha Source -> Generate Getters and Setters / Hashcode and Equals / ToString.



  • Selecione os campos ou opções que deseja incluir em seus métodos e clique em OK.



  • O Eclipse irá gerar os métodos para você e inseri-los em sua classe.



Como adicionar código em um bloco de código usando Alt+Shift+Z




Se você quiser adicionar algum código em torno de um bloco de código, como um bloco try-catch, uma instrução if-else ou um loop for, você pode usar Alt+Shift+Z para fazer isso rapidamente. Isso mostrará uma lista de modelos que você pode aplicar ao seu código. Você pode selecionar um modelo usando as teclas de seta ou o mouse e pressionar Enter para inseri-lo. Você também pode personalizar os modelos ou criar os seus próprios acessando Janela -> Preferências -> Java -> Editor -> Modelos.


Como usar comentários Javadoc inteligentes




O Eclipse IDE pode ajudá-lo a escrever comentários Javadoc para suas classes, métodos e campos Java. Comentários Javadoc são comentários especiais que descrevem o propósito, parâmetros, valores de retorno, exceções e outros aspectos do seu código. Eles podem ser usados para gerar documentação HTML ou dicas de ferramentas para seu código. Para escrever comentários Javadoc no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Digite / acima de sua classe, método ou campo e pressione Enter.



  • O Eclipse gerará um modelo de comentário Javadoc para você com alguns espaços reservados que você pode preencher.



  • Digite @param, @return, @throws ou @see seguido por um espaço e pressione Ctrl+Space para ver as sugestões que o Eclipse fornece para essas tags.



  • Digite @link seguido por um espaço e pressione Ctrl+Space para ver as sugestões que o Eclipse fornece para vincular a outras classes, métodos ou campos.



Como comparar o Eclipse IDE com outros IDEs




O Eclipse IDE não é o único IDE que você pode usar para desenvolvimento Java. Existem outros IDEs populares que têm seus próprios pontos fortes e fracos. Aqui estão algumas comparações entre o Eclipse IDE e outros IDEs:


NetBeans x Eclipse




é outro IDE de código aberto gratuito que suporta Java e outras linguagens. Possui algumas semelhanças e diferenças com o Eclipse IDE, como:



RecursoEclipse IDE NetBeans


InstalaçãoO Eclipse IDE requer uma instalação JDK separada e uma seleção manual de um pacote ou plug-ins.O NetBeans vem com um JDK integrado e um único instalador que inclui todos os recursos.


DesempenhoO Eclipse IDE é mais rápido e responsivo, especialmente para grandes projetos.O NetBeans é mais lento e usa mais memória, especialmente para grandes projetos.


Interface de usuárioO Eclipse IDE possui uma interface de usuário mais personalizável e flexível, com várias perspectivas, exibições e editores.O NetBeans possui uma interface de usuário mais simples e consistente, com menos opções e janelas.


CaracterísticasO Eclipse IDE tem mais recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, como conclusão de código, refatoração, depuração, teste, criação de perfil e implementação.O NetBeans tem menos recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, mas alguns deles são mais intuitivos e fáceis de usar, como design de GUI, acesso a banco de dados e desenvolvimento web.


ComunidadeO Eclipse IDE possui uma comunidade maior e mais ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.O NetBeans tem uma comunidade menor e menos ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e melhoria.


Visual Studio x Eclipse




é um IDE comercial que suporta Java e outras linguagens. Possui algumas semelhanças e diferenças com o Eclipse IDE, como:



RecursoEclipse IDEEstúdio visual


InstalaçãoO Eclipse IDE requer uma instalação JDK separada e uma seleção manual de um pacote ou plug-ins.O Visual Studio vem com um JDK integrado e um único instalador que inclui todos os recursos.


DesempenhoO Eclipse IDE é mais rápido e responsivo, especialmente para grandes projetos.O Visual Studio é mais lento e consome mais memória, especialmente para projetos grandes.


Interface de usuárioO Eclipse IDE possui uma interface de usuário mais personalizável e flexível, com várias perspectivas, exibições e editores.O Visual Studio tem uma interface de usuário mais simples e consistente, com menos opções e janelas.


CaracterísticasO Eclipse IDE tem mais recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, como conclusão de código, refatoração, depuração, teste, criação de perfil e implementação.O Visual Studio tem menos recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, mas alguns deles são mais integrados e poderosos, como IntelliSense, CodeLens, Live Share e Azure DevOps.


ComunidadeO Eclipse IDE possui uma comunidade maior e mais ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.O Visual Studio tem uma comunidade menor e menos ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.


IntelliJ IDEA vs.Eclipse




é outro IDE comercial que suporta Java e outras linguagens. Possui algumas semelhanças e diferenças com o Eclipse IDE, como:



RecursoEclipse IDEIDEIA IntelliJ


InstalaçãoO Eclipse IDE requer uma instalação JDK separada e uma seleção manual de um pacote ou plug-ins.O IntelliJ IDEA vem com um JDK integrado e um único instalador que inclui todos os recursos.


DesempenhoO Eclipse IDE é mais rápido e responsivo, especialmente para grandes projetos.O IntelliJ IDEA é mais lento e consome mais memória, especialmente para grandes projetos.


Interface de usuárioO Eclipse IDE possui uma interface de usuário mais personalizável e flexível, com várias perspectivas, exibições e editores.O IntelliJ IDEA possui uma interface de usuário mais simples e consistente, com menos opções e janelas.


CaracterísticasO Eclipse IDE tem mais recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, como conclusão de código, refatoração, depuração, teste, criação de perfil e implementação.O IntelliJ IDEA tem menos recursos e plug-ins para desenvolvimento Java, mas alguns deles são mais inteligentes e inovadores, como Smart Completion, Smart Refactoring, Smart Debugging, Smart Testing, Smart Profiling e Smart Deploying.


ComunidadeO Eclipse IDE possui uma comunidade maior e mais ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.O IntelliJ IDEA possui uma comunidade menor e menos ativa de desenvolvedores que contribuem para seu desenvolvimento e aprimoramento.


Conclusão




Neste artigo, você aprendeu como baixar e instalar o Eclipse IDE no Windows, como usar alguns de seus recursos básicos e avançados para desenvolvimento Java e como compará-lo com outros IDEs populares. O Eclipse IDE é um IDE poderoso e versátil que pode ajudá-lo a criar aplicativos Java de alta qualidade. No entanto, não é a única opção que você tem. Você também pode experimentar outros IDEs que podem atender melhor às suas necessidades. A melhor maneira de descobrir qual IDE é o melhor para você é experimentá-los e ver qual deles você mais gosta.


Se quiser saber mais sobre Eclipse IDE ou desenvolvimento Java em geral, você pode conferir estes recursos:


  • : esta é a documentação oficial do Eclipse IDE que abrange todos os seus recursos e funções.



  • : esta é uma coleção de tutoriais que ensinam como usar o Eclipse IDE para vários propósitos e domínios.



  • : esta é uma coleção de tutoriais que ensinam os conceitos básicos e avançados da linguagem de programação Java.



  • : esta é a documentação oficial da linguagem de programação Java que cobre todos os seus recursos e funções.



  • : Este é um fórum onde você pode fazer perguntas e obter respostas de outros desenvolvedores Java.



perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Eclipse IDE:


Quais são os requisitos de sistema para o Eclipse IDE?




Os requisitos do sistema para Eclipse IDE variam dependendo do pacote ou plugins que você escolher. No entanto, os requisitos mínimos são:


  • Um JDK 8 ou superior instalado em seu sistema.



  • Um sistema operacional Windows 7 ou superior com pelo menos 2 GB de RAM e 1 GB de espaço em disco.



  • Um monitor com resolução mínima de 1024 x 768.



  • Uma conexão de internet estável para baixar atualizações ou plugins.



Como posso atualizar o Eclipse IDE para a versão mais recente?




Para atualizar o Eclipse IDE para a versão mais recente, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Ajuda -> Verificar atualizações.



  • Selecione as atualizações que deseja instalar e clique em Avançar.



  • Revise os contratos de licença e aceite-os se concordar. Clique em Concluir.



  • Reinicie o Eclipse quando solicitado para concluir a instalação.



Como posso instalar plugins para o Eclipse IDE?




Para instalar plugins para Eclipse IDE, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Ajuda -> Instalar novo software.



  • Selecione um site de atualização no menu suspenso ou insira uma URL de um site de atualização que contenha o plug-in que você deseja instalar. Clique em Avançar.



  • Selecione o plug-in que deseja instalar e clique em Avançar.



  • Revise os contratos de licença e aceite-os se concordar. Clique em Concluir.



  • Reinicie o Eclipse quando solicitado para concluir a instalação.



Como posso alterar a aparência e o tema do Eclipse IDE?




Para alterar a aparência e o tema do Eclipse IDE, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Janela -> Preferências -> Geral -> Aparência.



  • Selecione um tema no menu suspenso ou clique no botão Personalizar para alterar as cores, fontes e ícones da interface do usuário.



  • Clique em Aplicar e Fechar para salvar suas alterações.



Como posso exportar e importar as preferências do Eclipse?




Para exportar e importar as preferências do Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Vá para Arquivo -> Exportar -> Geral -> Preferências.



  • Selecione as preferências que deseja exportar e escolha um nome de arquivo e local. Clique em Concluir.



  • Vá para Arquivo -> Importar -> Geral -> Preferências.



  • Selecione o arquivo que contém as preferências que deseja importar e clique em Concluir.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Modern warships mod

Modern Warships Mod: Como aprimorar sua experiência de guerra naval Se você é fã de batalhas navais, já deve ter ouvido falar de Modern...

Comments


bottom of page